AS DEUSAS E SUAS FUNÇÕES - A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram

A MÃE EXPLICA TRECHOS DE UM LIVRO DE SRI AUROBINDO

“Este é o poder de Mahalakshmi e não há aspecto da Divina Shakti mais atrativo ao coração dos seres encarnados.”

Quer dizer, dos seres humanos e animais. Ela é muito amorosa para com os animais, e os animais a amam muito; até mesmo os mais ferozes se tornam muito mansos com ela.

“Maheshwari estabelece as grandes linhas das forças mundiais....”

Quer dizer que ela planeja o que o mundo deve ser. Assim, ela estabelece as grandes linhas do plano, do que deve ser, do universo. Ela tem uma visão do todo, uma criação global; ao invés de ver os detalhes, ela vê a totalidade das coisas, para onde se deve avançar e quais serão os resultados. Ela tem uma visão universal, ela se preocupa menos com os detalhes que com o todo.

“Todo o trabalho dos outros Poderes depende dela [Mahasaraswati]
para estar completo....”

Porque ela é precisamente a deusa da perfeição. Para ela tudo deve ser feito nos menores detalhes de modo perfeito. E ela quer, ela insiste que seja feito fisicamente, totalmente, materialmente, que nada seja negligenciado. Tudo que os outros poderes fazem nos outros domínios, ela concretiza e traz à perfeição material.

“Doze é o número de Aditi, de Mahashakti”.

A característica principal de Mahashakti é o poder irresistível. Toda ação sua tem doze aspectos. Existem também doze virtudes, seus doze poderes, seus doze aspectos, e seus doze planos de manifestação e muitas outras coisas que são doze. Doze é o símbolo da manifestação, dupla perfeição.


*Nota: Os números pares estão relacionados à matéria, os ímpares o estão ao espírito. O número um é o número da Divindade Única. O número dois é o número da dualidade e da manifestação (homem-mulher, bem-mal, positivo-negativo, frio-calor, luz-trevas etc). O número três é o número completo, que compreende a Divindade mais sua manifestação dual. Quatro é o número de Brahma, da criação material (os quatro elementos, as quatro direções etc.). Cinco é o número de Shiva (as cinco protuberâncias do corpo humano – cabeça, pernas e braços; os cinco dedos das mãos e pés dos seres humanos, as cinco pétalas da flor etc). Sete é o número perfeito, o número espiritual e da manifestação divina plenamente desenvolvida (sete notas musicais, sete cores do arco-íris, sete dias da semana, os sete planetas sagrados dos antigos, os sete chakras etc.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SERES DO MUNDO VITAL - A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram

SÁDHANA E EVOLUÇÃO - A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram

O INSTINTO NOS ANIMAIS - A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram